quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bancos de Leite



No dia 1º de agosto foi comemorado o Dia Mundial do Aleitamento Materno. Mesmo já tendo passado a data, vale ressaltar a importância da doação. Os bancos de leite estão com volume reduzido e estão chamando doadoras. Em 2008, o estado contabilizou 3.347 doadoras, número superior às 2.671 registradas em 2007. Porém, esse número ainda é baixo, se comparado ao grande número de bebês internados.

O leite humano é fundamental no tratamento de bebês de alto risco internados em hospitais. Qualquer mãe saudável que estiver amamentando e tiver leite excedente pode fazer a doação. A mãe deverá comparecer a um dos dois oito bancos de leite que existem no estado: quatro em Porto Alegre (Hospital Fêmina, Hospital Presidente Vargas, Santa Casa e Conceição), um em Bagé, Ijuí, Pelotas e Rio Grande. No banco, o leite é coletado e distribuido, contribuindo para a diminuição da mortalidade infantil.

Segundo a Daniela Beleza Ribeiro, nutricionista do Hospital Santa Casa, o leite materno doado, após passar por processo de seleção por um rigoroso controle de qualidade, classificação e pasteurização, é distribuído aos bebês internados em unidades neonatais. Ao retirar é importante que a mulher siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados. O leite retirado em frasco esterilizado deve ser imediatamente armazenado no freezer ou congelador. Armazenado de forma correta, o leite pode durar até seis meses.

A doação é extremamente importante porque muitas mães não conseguem amamentar devido a fatores emocionais (stress) ou a problemas de saúde. Mulheres portadoras de doenças infecto-contagiosas (como a AIDS), pacientes transplantadas ou que utilizam medicações fortes não podem amamentar. Além disso, muitos bebês prematuros ou doentes não conseguem se alimentar diretamente no seio materno.

- surgimeno o banco de leite:

O primeiro banco de leite humano do país surgiu em 1943. A partir de 1985, a rede começou a crescer significativamente devido aos investimentos do Ministério da Saúde. Hoje existem bancos em todos os estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário